Aproxima se a Páscoa
Este domingo conhecido por domingo de Lazaro, foi o 5º Domingo da Quaresma, as imagens dos santos presentes nas nossa igreja de Bogas de Baixo e em todas as igrejas, serão cobertascom mantos roxos, para nos advertir de que toda a nossa atenção deverá estar centrada no altar principal. É nele que vivenciaremos todas as Cerimônias do início da Semana Santa e da Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos que será o domingo segunte, marcará o início da Semana Santa, culminando com as Celebrações do Tríduo (= três) Pascal, que corresponde à Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo.
Uma das manifestações mais tradicionais da Quaresma é a procissão do Senhor dos Passos, que na nossa sede de concelho o Fundão, é tradição secular com a presença de milhares de crentes. No próximo domingo será Domingo de Ramos, que abre a Semana Santa, Jesus traça-nos o seu itinerário pascal: frente ao homem que tem pretensão de ser como Deus, Cristo decide ser como homem, fazendo-se obediente até ao extremo da morte na cruz, que se torna o seu “Sim” definitivo ao Pai e à humanidade
Na nossa aldeia é costume ir á missa levando um pequeno ramo de loureiro, alecrim ou mesmo oliveira que serão benzidos e far se á uma procissão ao redor da igreja
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnx3CEJMUxIOPYVCPlsj4sQiMZ4e6FDklXudkF3EYLhq8HvpbsmatCmHfLEfUNOgPl96bTKpHtnEwsN2dghR1jypzTYh4MXmMkh83bmBnf5Sg0IUuwo99c69RVCqLN0iC4oUw1YhEB_w3v/s400/lalecrim.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_yqts_WEY6DSOh4NRKrppgtzepEKAk3d31OnxW_ROmWEoJ999dpebR8f7rq7lcSRAH5oYi4jGjxAkW9zLS0k6KRuP02mwNE3bnAj-YBL8-DNWJ_Ppg3nGKIskGeNxhNm_JdlJ5h0YP4Nf/s400/louro.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq5Mka2MUm1Tk5lEBFr_gdvAGFqE_kyd8lutDFkh-fpMX9n3NikjjD-CaUYdThlR6nfU6IgaIfifbCC3i3zGs38eLjfqGmWYf3CPIk9YAEd92D643vMvNF1dzlrtME6tv7UVAyw1rMMQde/s400/oliveira.jpg)
Não os jogue fora, quando eles secarem, pois como disse eles foram benzidos. Recolha-os e entregue-os na igreja, para que possam ser queimados e utilizados como cinzas na Quarta-Feira de Cinzas do ano seguinte. Tambem havia quem os guardasse para fazer defumadouros em casa nos dias de fortes trovoadas.
Neste Domingo de Ramos espero poder assistir á missa e á procissão em Bogas, e prometo mostrar vos como foi
Comentários
Cumprimento o amigo Luis
Vesite o ALA poemas
Leia os poemas que fiz
Os poemas que faço
Faço com dedicação
Para oferecer aos amigos
Que tenho no coração.
ALA poemas
VOZ DO GOULINHO
António Assunção