segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tudo sobre o linho ( continuação )


Acabada a ripagem do linho, iremos de seguida ver as novas etapas que o linho percorre antes de chegar ao tear

AFOGAR - Depois de retirada a baganha o linho era metido dentro de agua varios dias

Depois disso era retirado da agua, já envelhecido e amarelado e era transportado para o local da secagem

Aqui já estendido ao sol normalmente nas eiras para maceração A sua duração depende das condições climáticas, mas em geral é de quatro semanas

depois passa pela tasca que consiste em ser apertado por alavanca que encaixa numa fenda da tasca e puxado, separando as arestas, de forma a ficar mais fibroso


Depois será espadanado, Com a espadana -- instrumento de madeira em forma de machado de cabo curto -- batem numa mão-cheia de linho, colocado em posição vertical e encostado a um cortiço ou a um banco, a fim de retirarem as fibras mais curtas ou partidas que ficam a ser designadas por estopa.


imagens tiradas da net

4 comentários:

zero disse...

Ao ver estas fotos sobre os trabalhos do linho quase ouço ainda as orientações da minha mãe sobre a maneira de macerar o linho.Pois essa coisa de malhar em cima do linho com uma massa de pau sobre uma pedra lisa e arredondada ( para não estragar as fibras do linho) era a tarefa dos garotos, enquanto as mães tascavam na tasca.Ha! mas não era na tasca dos copos,não,era naquelas tascas de madeira em que se quebrava a casca dos caules do linho afim de extraír as fibras . Lembro-me que na época certa,nas ruas da minha aldeia as mulheres se juntavam, a uma distancia em que pudessem conversar,e com uma ponta da tasca metida num buraco de parede ou muro,a uma altura conveniente,sim ainda estou a vêr...e como as lembranças que julgavamos esquecidas voltam bem vivas,com elas volto a ser criança e a reviver os tempos que já foram e que não voltam mais.Amigo Luis ,agora que começou espero que me leve de novo a seguir os passos até que o linho saia do tear transformado em panos de sonho.
Um abraço (J)

Anónimo disse...

Luis,
é uma bela reportagem sobre o linho!!! é pena hoje, as pessoas nao lhe dao o valor que ele tem!
elsa

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00´. Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos. Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,