Tudo sobre o linho

O linho já em flor

O linho é uma planta que começou a ser semeada 2.500 anos antes de Cristo.
Já o livro de Moisés se refere á perda de uma colheita de linho atacado pela praga no antigo Egipto
Vem tambem mencionado no Antigo Testamento
A túnica de Cristo era de linho sem costuras.
No território que viria a ser Portugal, o cultivo do linho e a sua utilização têxtil provêm dos tempos pré-históricos.
A baganha

Na Beira Baixa e muito especialmente na zona sul do concelho do Fundão em aldeias como Malhada Velha, Bogas de Cima, Bogas de Meio onde algumas jovens concoreram recentemente a uma passagem de modelos sobre peças feitas de linho
Sementeira feita por alunos do Agrupamento de escolas de Campia

Em Janeiro de Cima podemos visitar hoje uma casa das tecedeiras onde se pode aprender toda a transformação do linho e em Bogas de Baixo onde quando era criança, me lembro de haver algumas plantações de linho, que era todo transformado desde a sementeira até ao tear, por gente da minha aldeia
A monda do linho


Nas proximas postagens irei tentar descrever com imagens todo o processo do linho

Comentários

Lourdes disse…
Gostei muito do post sobre o linho. Sou uma apaixonada pelo artesanato e gosto muito de bordar sobre o linho. Espero o próximo post.
Sara Fidiró disse…
Muito bonito este blogue e esta mensagem.
Gosto também de artesanato.

Um beijinho
zero disse…
Trazem-me muitas recordaões estas fotos sobre os trabalhos do linho. Tambem na minha aldeia, nos meus tempos de meninice,me lembro de ver os meus pais e os meus irmãos mais velhos,semearem, cuidarem,e trabalharem o linho.Recordo a maneira como era arancado,ripado e depois mergulhado em água por alguns dias, (costumavam ser sete ou nove).Espero que o nosso amigo Luis nos vá contando mais coisas sobre este trabalho artesanal das gentes nossos familiares que nos antecederam,os nossos pais,avós e visavós. (J)

Mensagens populares