Alguns dos lindos trajes antigos da Beira



A Beira Baixa é riquissima em trajes antigos  Sendo trajes de trabalho estavam adaptados às tarefas a que se destinavam, práticos, simples e confortáveis.

O trajo masculino é composto por camisa de riscado, com cós e peitilho aberto sobre o peito, manga comprida arregaçada. Calça de cotim azul-escuro e ceroulas de riscado azul-claro, ajustadas nos tornozelos com nastros. Na cabeça, lenço tabaqueiro de algodão vermelho, com pontas laterais sobre as abas do chapéu de feltro preto. Botas de bezerro. Transporta uma manta de retalhos e uma foice.
O traje feminino é constituído por blusa de algodão estampada, gola de bico, ajustada na frente com botões, manga comprida com punho.
Saiote de lã vermelho, debruado com fita preta, resguardado na frente por amplo avental de riscado, com bolso de chapa e refegos na orla. Algibeira de tecido estampado e chave suspensa na cintura. Calça meias de algodão e sapatos de ourelo.

Havia no entanto algumas aldeias mais para as bandas de Castelo Branco onde as raparigas se vestiam de saia verde ou vermelha bem rodada com barras pretas ou bordadas, uma camisinha de linho, com aplicações de bordados e rendas, com as mangas plissadas, sobre que assenta um pequeno colete vermelho também bordados ou gregas muito decotado e, sobre este, a folhadura de renda, feita a duas agulhas, e por fim um lenço de ramagens na cabeça.

.
È este, certamente, o traje mais interessante e alegre de toda a Beira Baixa.
Em suma: A saia era de castorina(Pano macio e lustrado de lã) blusa de linho justa, com bordados de rendas, a que chamam “Roupinhas”




Os Homens da Beira vestiam de diversas formas, mas praticamente em toda a província da Beira Baixa, é digno de referência especial: A calça  de surrobeco apertado acima do joelho e polaina do mesmo tecido sobre a bota de carda. Camisa branca de linho plissada e bordada, sobre esta o colete e uma jaqueta. Um chapéu grande de lã com borla


(Referência Bibliográfica: O Trajo Regional em Portugal, Tomaz Ribas, Difel, 2004)

Comentários

Anónimo disse…
Boa Noite
Não sei que é o proprietariado desta pagina mas aconselho a quando usar fotos sem pedir autorização que no mínimo identifique de que rancho...
Ok
Obrigado

Mensagens populares