Zêzere um rio totalmente beirão


O rio Zêzere é um curso de água da região do Centro, Portugal. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro. Ainda na zona da serra da Estrela, passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para sudoeste, confluindo com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 km.
Imagem relacionada
 A nascente situa-se no circo glaciário, que define uma sucessão de três covões : Covão Cimeiro, Covão d'Ametade e o pequeno Covão da Albergaria.
Quase toda a extenção do seu percurso é exclusivamente na Beira Baixa

Resultado de imagem para rio zezere
O Zêzere é o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego. A sua bacia hidrográfica tem 5043 km² (dos quais 1056 km² pertencem ao rio Nabão). Os grandes desníveis, aliados ao caudal de água (por vezes superior a 10 000 m³/s.), representam uma notável riqueza hidroelétrica, aproveitada em três barragens (Bouçã, Cabril e Castelo de Bode),

Resultado de imagem para rio zezere
O nome do rio tem origem árabe e significa "rio das Cigarras"
Os seus principais afluentes na margem direita são: o rio Alge, o rio Cabril, o rio Unhais, o rio Nabão, a ribeira de Paul e a ribeira de Pêra. Na margem esquerda encontramos a ribeira de Bogas, a ribeira de Rio Caria, a ribeira da Malhadancha, a ribeira da Isna, a ribeira de Meimoa, a ribeira da Sertã e a ribeira de Teixeira.
Resultado de imagem para rio zezere

(fonte wikipédia com fotos origem internet, de vários autores) 

Comentários

Anónimo disse…
BLOG INTERESSANTE
IMAGENS QUE NOS ALEGRAM A VISTA
A BEIRA É LINDA

Mensagens populares