Gardunha e a sua Flora
Continuando com a Flora da nossa Serra, sempre com a ajuda d e amigos conhecedores das propriedades terapêuticas d e cada variedade, vou hoje escrever um pouco sobre uma planta muito aromática e diversos fins o Alecrim
O Alecrim , é uma planta que gosta do calor . Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.
Usado para tratamento externo, é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.
Uso na Culinária
Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.
O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.
Xarope de Alecrim:
Coloque alguns raminhos de alecrim fresco numa garrafa bom Vinho tinto do bom e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde num lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.
Na confeção de pão:
O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.
Conserva de alecrim para saladas: Num frasco de boca estreita, esterilizado, coloque uma pernada de alecrim, um ramo de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.
Considerado um poderoso estimulante natural, o alecrim também favorece as atividades mentais, expande a vitalidade para o trabalho e dá nos ânimo para a execução das tarefas diárias. Para os antigos povos gregos e romanos, essa planta representava as energias do amor e da morte.Não sei se em Portugal tambem foi feito algum teste, mas é sabido que a terapeutica para o esforço intelectual também vem da tradição de estudantes gregos, que colocavam ramos de alecrim nas suas cabeças para preservar a memória e garantir bons resultados às vésperas dos exames
O Alecrim faz tambem um lindo ramo para se utilizar na Páscoa aquando do domingo d e ramos
na nossa terra o Aurélio Simão é muito bem a prova disso expondo o seu ramo composto de alecrim e loureiro
Loureiro é mais uma planta muito abundante na Gardunha da qual escreverei tambem algo mais tarde
Comentários
Adoro alecrim....o cheiro é fabuloso; e também o uso quando cozinho carne.
A Alentejana, vai voltar
Beijo
Voz do Goulinho
António Assunção