Noticias da Região do Fundão
foto de belarmino lopes
Escola Profissional promove a iniciativa
Festival Gastronómico da Cereja de 27 a 29 no Fundão
A Escola Profissional do Fundão vai organizar, entre terça e quinta-feira, a oitava edição do Festival Gastronómico da Cereja. A iniciativa junta escolas da Bélgica, França, Alemanha e Espanha, bem como um grupo de professores e empresários da Eslováquia. Estará ainda presente o chefe de cozinha do hotel Hilton, da Escócia.
À semelhança das edições anteriores, todos os participantes serão desafiados a preparar vários tipos de iguarias à base de cereja – entradas, pratos de peixe e carne, sem esquecer as sobremesas.
Na terça à noite há jantar da cereja na Escola Profissional, confeccionado pela escola Vaguada de la Palma (Salamanca) e pelo Centre de Formation d’Apprentis (França).
No dia seguinte o jantar será da responsabilidade do Hilton Dunkeld House Hotel (Escócia) e da Elishout School (Bélgica). Para quinta-feira o jantar é servido pela escola Elisabeth Knipping (Alemanha) e a Escuela Municipal de Cocina Ciudad de Plasencia (Espanha).
2008-05-23 | O Interior
Iogurte com cereja da Cova da Beira não vingou
A Danone deixou de produzir iogurte com cereja certificada da Cova da Beira, justificando a decisão com a falta de fruta capaz de responder às exigências da marca. De acordo com o director industrial da fábrica, os produtores não possuíam cereja em metades a um preço competitivo e como a Danone não pretendia apenas puré de cereja acabou por retirar o produto.
O Puro Pedaços de cereja era um dos dois produtos com fruta da Cova da Beira que a marca colocou no mercado.
Neste momento apenas é comercializado o iogurte com pêssego da Cova da Beira, que faz parte de uma gama onde há iogurtes com ananás dos Açores ou maça de Alcobaça, entre outros.
O produto é uma ideia portuguesa que foi desenvolvida ao longo de um ano. Neste momento é líder no segmento de iogurtes com frutas.
A sua criação envolveu cooperativas de produtores e a ideia foi premiada a nível mundial pela Danone.
Texto de José Furtado
2008-05-30 | Reconquista
Comentários