Recomende este blog

São exactamente as nossas raizes culturais, familiares e sociais que nos distinguem.




segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gardunha e a sua Flora


Continuando com a Flora da nossa Serra, sempre com a ajuda d e amigos conhecedores das propriedades terapêuticas d e cada variedade, vou hoje escrever um pouco sobre uma planta muito aromática e diversos fins o Alecrim

O Alecrim , é uma planta que gosta do calor . Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.


Usado para tratamento externo, é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.

Uso na Culinária

Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.

O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.

Xarope de Alecrim:
Coloque alguns raminhos de alecrim fresco numa garrafa bom Vinho tinto do bom e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde num lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.
Na confeção de pão:
O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.

Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.

Conserva de alecrim para saladas: Num frasco de boca estreita, esterilizado, coloque uma pernada de alecrim, um ramo de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.

Considerado um poderoso estimulante natural, o alecrim também favorece as atividades mentais, expande a vitalidade para o trabalho e dá nos ânimo para a execução das tarefas diárias. Para os antigos povos gregos e romanos, essa planta representava as energias do amor e da morte.Não sei se em Portugal tambem foi feito algum teste, mas é sabido que a terapeutica para o esforço intelectual também vem da tradição de estudantes gregos, que colocavam ramos de alecrim nas suas cabeças para preservar a memória e garantir bons resultados às vésperas dos exames

O Alecrim faz tambem um lindo ramo para se utilizar na Páscoa aquando do domingo d e ramos
na nossa terra o Aurélio Simão é muito bem a prova disso expondo o seu ramo composto de alecrim e loureiro

Loureiro é mais uma planta muito abundante na Gardunha da qual escreverei tambem algo mais tarde

4 comentários:

VASCODAGAMA disse...

Obrigada pelo comentário, no m/blog
Adoro alecrim....o cheiro é fabuloso; e também o uso quando cozinho carne.
A Alentejana, vai voltar

Beijo

Anónimo disse...

Caro Luis está-nos a presentear com o que de melhor tem a naturesa estes escritos são verdadeira fonte de bem saber estou a adurar e de serteza que vou esprimentar algumas dicas obrigado luis por estas lições e conhecimento da natureza.

Voz do Goulinho
António Assunção

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,

Joaquim disse...

Deparei por acaso com o seu blog e gostei francamente, especialmente pela genuidade que dele emana. Gostei mesmo. joaquim carvalho