A NOSSA BEIRA BAIXA


A Beira Baixa, uma das onze antigas províncias tradicionais determinadas em 1936, confina com as regiões da Beira Alta a norte, da Beira Litoral a noroeste, do Ribatejo, a sudoeste, da Estremadura a oeste, e do Alto   Alentejo a sul.  Faz fronteira com Espanha, a leste. Abrange uma área de aproximadamente 7 800 km2 e compreende 13 concelhos: 11 do distrito   de Castelo Branco, um do distrito de Coimbra e um do distrito   de Santarém. 




O relevo é montanhoso, com destaque para as serras da Estrela    e da Gardunha, embora se encontrem também extensas áreas aplanadas, como a Cova da Beira e Idanha. 




O clima apresenta fortes contrastes   entre o inverno, chuvoso e frio, e o verão, seco e bastante quente. Na serra da Estrela a queda de neve é frequente durante o inverno.



A agricultura da região tem beneficiado de empreendimentos hidroagrícolas, pelo que as culturas de regadio têm uma importância significativa, com destaque para a fruticultura.




De entre os monumentos da Beira Baixa, merecem destaque o Soterrado, em Idanha-a-Velha, grande preciosidade  romano-visigótica, os castelos, alguns dos quais de fundação romana ou árabe, e algumas igrejas e capelas.




 Os vestígios arqueológicos são numerosos em diferentes pontos da região, encontrando-se ruínas de pontes, castros, muralhas, antas e troços de estradas do   período romano e de períodos anteriores.


Comentários

Anónimo disse…
ENTREI E GOSTEI DE TUDO O QUE VI
CONTINUE A DAR NOS O PRAZER DE VER E REVER TÃO BELOS RECANTOS DA BEIRA

Mensagens populares