Nos arredores de Arganil


                                                                      Meda de Mouros

Meda de Mouros é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Tábua,
Pertenceu ao senhorio dos Bispos de Coimbra Condes de Arganil de juro e herdade, tendo sido desmembrada de Coja pelo fim do século XVI. No século XIX mudou duas vezes de concelho: de Coja até 1853, e de Arganil, em seguida; em 1855 ao de Tábua. O seu orago é São Sebastião.

Em 2013 extinguiram-se as Freguesias de Meda de Mouros e Pinheiro de Coja, ficando como União de Freguesias de Pinheiro de Coja e Meda de Mouros.

Caldo de Castanhas;Carolos;Migas;Papa Laverça;Nabos de Molho;Sopas Brancas;Tibornada;BuchoRecheado;Os Torresmos;O Arroz de Fressura;O Arroz Doce Branco;Pão-de-Ló;Filhós de Abóbora-Menina; e Arrobe.
Monumento ao Padeiro; Ponte "Romana" Busto a José Borges de Carvalho, Celeiro, Mina de ouro do Castelo, Forno dos mouros, Cruzeiro do  Adro da Igreja e Cruzeiro das Almas



                                                                                   Mouronho


Mouronho pertence ao concelho de Tábua e distrito de Coimbra; está situada na margem direita do rio Alva, afluente do Mondego e dista cerca de oito quilómetros da sede concelhia.
Mouronho em dia de festa

Do património cultural edificado da freguesia de Mouronho destacam-se: a Igreja Matriz e o solar de Taborda. A praia fluvial é um dos locais de maior interesse turístico da freguesia.
A nível económico, a população da freguesia de Mouronho ocupa-se essencialmente de actividades do sector primário, como a agricultura, na qual se destacam as produções cerealíferas; o comércio e o artesanato são também actividades fundamentais para o equilíbrio da economia local, destacando-se no artesanato a tecelagem.
neste edificio existia um grande comércio que pertencia a dois irmãos  que foram meus clientes durante vários anos e que eu visitava no minimo uma vez por mês

Pousadouros

Uma bela localidade qie pertence á freguesia de Mouronho  e já muito perto de Arganil
Aqui há 3 concelhos que me deixam sempre na duvida onde petencem estas localidades são eles Arganil, Coja e Tábua

Oferecendo uma localização rural, a Quinta da Valeira está localizada em Pousadouros, a 6 km de Arganil. Esta casa com 2 quartos inclui um pátio. Tem uma cozinha completa com um micro-ondas e um forno.


Secarias

Se estiver em Secarias tem a oportunidade de visitar qualquer um destes locais patrimoniais
Rede das Aldeias do Xisto - Aldeia do Xisto de Benfeita
Castro da Lomba do Canho (Acampamento militar romano)
Museu Etnográfico da Câmara Municipal de Arganil
Museu Regional de Arqueologia de Arganil

E no Verão pode sempre refrescar se na Praia fluvial nas margens do rio Alva, junto a um açude.
Tem muita sombra, proporcionada pela galeria ribeirinha de amieiros.
Com vastos espaços verdes, estacionamentos e bons acessos.

Sarzedo

A freguesia é limitada a Sul pela sede de concelho de Arganil, a Norte pela freguesia de Carapinha, concelho de Tábua, a Este pela freguesia de Secarias e a Oeste pela freguesia de São Martinho da Cortiça.
e cá vamos nós  a  caminho de Arganil

Esta freguesia possui vários locais de interesse como uma Igreja Matriz, um Parque de Campismo e uma praia fluvial existente no Rio Alva, bem como um miradouro com uma excelente paisagem.

Património,  Casas dos Amorins e das Cruzes
Cruzeiro
Miradouros do Canto e da Costa da Brulha
Trecho do rio Alva e praia fluvial



Hoje fico me por  aqui e  a seguir iremos para Arganil e parte da Serra do Açor  uma linda zona que me encanta

Comentários

Mensagens populares