Tradições nas nossas aldeias em tempo de Quaresma





A Páscoa está á porta e  nós vamos com muita alegria deixa la entrar
No período que antecede a Páscoa celebra se  a Quaresma mais ou menos em todas as nossas aldeias vilas e cidades variando um pouco em cada sitio conforme o uso e costumes da terra.




Em Idanha a Nova vai  ter lugar um espetáculo Cultural de cantos quaresmais no Forum Cultural da Cidade pela IX vez e  com entrada livre ás 21.30 deste sábado dia 19 onde podem apreciar as representações do Grupo de Trajes e cantares de Cambra (na foto)  Vouzela  Beira Alta, Grupo de Alcains  Castelo Branco Beira Baixa, Grupo de Lavacolhos  Fundão, Grupo de Idanha a Nova e  Adufeiras de Monsanto.



Nestes dias celebra se tambem no Fundão  Os Sabores da Páscoa iniciativa da Quadragéssima ( Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa entre  hoje dia 18 e o dia 27 de Março.
Até ao fim do mês poderão deliciar se  com os sabores autenticos da nossa gastronomia  associada á quadra pascal  apreciando pratos tradicionais associados  a  este periodo do ano.



Neste evento participam 16  restaurantes e 5 pastelarias do nosso concelho
São eles  As Tilias, o Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Herminia, Marisqueira Bela Vista, O Alambique de Ouro,o Parque, o Telhas e o Snak Bar Sitio do Vale, (todos na cidade do Fundão) Depois  temos o Restaurante O Fiado em Janeiro de Cima, o Hotel Rural Casa da Eira em Peroviseu, O Mário no cruzamento de Alcaria, Papas e Migas em Alcaria, O Cerejal em Alpedrinha, O Pipo no Souto da Casa e o Francês no Telhado.. As Pastelarias são  a Laranjinha, Arte e Doce, Formiga, Paris  e  Salgados da Ana todas no Fundão.


No Souto da  Casa realiza se a  Feira de doces e bolos tradicionais da Páscoa no proximo dia 20 de Março enquadrada  na Quadragéssima  no concelho. A Feira terá o seu inicio a partir das 15 horas no Largo de São Gonçalo e será organizada pelas Coletividades do Souto da Casa.



Comentários

Mensagens populares