As aldeias do meu sitio 2

No seguimento da postagem anterior vou continuar a partilhar com os meus visitantes e amigos, as aldeias do meu sitio
Hoje mostro vos 3 aldeias que faziam parte da Freguesia de Bogas de Baixo, hoje União das Freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo

Maxial
Ladeira
Urjeiro

O Maxial é esta linda aldeiaLocalizada  nas encostas do Cabeço Sobreiro á semelhança da Ladeira
Pertence á freguesia UNIÃO DE FREGUESIAS JANEIRO DE CIMA/BOGAS DE BAIXO
Concelho de FUNDÃO
Distrito de CASTELO BRANCO

Pelo que me contaram há anos ,no tempo do meu avô,  dizam que o nome da aldeia vinha de uns senhores que andavam montados em “Machos”, (animal do sexo masculino, proveniente do cruzamento de burro com égua ou de cavalo com burra) todos os Domingos era costume ir a missa a Janeiro de Baixo,e o padre antes de começar a Missa perguntava: "Ainda não estão cá os dos Machinhos?"
 O Padre esperava pelos “dos Machinhos” antes de começar a Missa






Ladeira de Nossa Senhora do Carmo

A Ladeira esteve longos anos votada ao abandono sem as infraestruturas nescessárias á sobrevivencia da sua população, sem acessos , sem cemitério, sem luz elétrica etc etc
Mas felizmente hoje apetece estar na Ladeira com alguns melhoramentos que muito vieram contribuir para a qualidade de vida da sua população embora em numero reduzido
Já tem bons acessos que a ligam ao resto do mundo

Está de parabéns a população da Ladeira por poder usufruir de uma vida cheia de ar puro com tudo o que é nescessário para preservar a saúde
Ar puro, água cristalina, produtos biológicos que cada um produz nas suas leiras bem tratadas, para além de usufruirem duma vista maravilhosa sobre o Vale do Zézere









Urjeiro
 faltava me apenas escrever algumas notas sobre o povo do Urgeiro.
Por isso mesmo e pese a impossibilidade de contar muitas coisas sobre esta aldeia, por falta de conhecimento, deixo vos no minimo algumas fotos que consegui captar com a minha objectiva
O Urgeiro situa se num local previligiado das margens do rio Zezere, junto á Foz da ribeira de Bogas.






Pena é que esta aldeia esteja tambem muito envelhecida, porque a populaqção mais jovem emigrou para outras paragens, deixando ao abandono lindos locais como O FOJO o LINTEIRO etc etc

Comentários

Mensagens populares