Aldeias Históricas (Piódão)


.





Piódão é uma das principais aldeias históricas que servem de motor para o desenvolvimento do Interior
As casas e o artesanato feitos com xisto fazzem desta localidade uma aldeia singular na serra do Açor, sopé da serra da Estrela.



 O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebesse a denominação de aldeia presépio

 As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul.
 Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.

Actualmente, a desertificação das zonas do interior afecta praticamente todas as povoações desta freguesia. As populações mais jovens emigraram para o estrangeiro ou para as zonas litorais à procura de melhores condições de vida, regressam às suas origens, sobretudo, durante as épocas festivas para reviver o passado e se reencontrarem com os seus congéneres.

A freguesia é composta por localidades muito interessantes
 Piódão,
 MALHADA CHÃ

CHÁS DÉGUA


TOJO


FÓRNEA


FOZ D'ÉGUA



, BARREIROS,


 COVITA,

TORNO


CASAL CIMEIRO E CASAL FUNDEIRO


O Piódão, para além do Turismo Rural, dispõe ainda de uma magnifica unidade Hoteleira
com 27 quartos totalmente equipados, bar, restaurante, piscina coberta aquecida, sauna, jacuzzi, ginásio, sala de jogos, sala de reuniões e Wi-Fi. Parque de estacionamento privativo


Para os que procuram a aventura, esta Unidade constitui um bom ponto de partida para a descoberta da Serra.

Comentários

Mensagens populares