Aldeias Históricas (Castelo Novo)

Castelo Novo situa se no concelho do Fundão

Nesta antiga  aldeia  existem vestigios  arqueológicos sugerindo uma ocupação humana do território provavelmente desde o calcolítico, projectando-se num crescimento de testemunhos que se referem às idades do Bronze e do Ferro e se consolidam na colonização romana.
A existência da povoação aparece comprovada documentalmente desde os primeiros tempos da Nacionalidade
Há referências  ao facto de Castelo Novo pertencer à Coroa inicialmente, tendo o primeiro foral sido dado aos Templários, sendo D. Pedro e D. Ausenda os primeiros povoadores.
Escrever sobre Castelo Novo não será muito dificil quando se está por dentro de toda a história sobre a  sua existencia.
Como não é o meu caso, resta me apenas escrever sobre o que conheço que já não é assim tão pouco.
Como  noutras aldeias históricas da nossa região, tambem aqui existem vários percursos pedestres, completamente remodelados, que nos levam a conhecer sitios de grande beleza, casas senhoriais e fontes de água cristalina.
Com um enorme Património Religioso podemos destacar  a sua Igreja Matriz, tambem conhecida como  de Nossa Senhora da Graça, embora remonte ao período medieval, foi totalmente remodelada no século XVIII e possui no seu interior elementos do estilo barroco.
Igreja da Misericórdia de Castelo Novo: construção do século XVIII. Este templo apresenta uma arquitectura simples vernacular.
Capela de Santo António de Castelo Novo: de construção medieval.
  Também o Património arquitetónico é variado começando pela Lagareta em Castelo Novo: um património humanizado relevante sobre o ponto de vista da organização social e comunitária da aldeia, lagariça de provável construção entre os séculos VII e VIII.
Aldeia de Castelo Novo: centro histórico.
Pelourinho de Castelo Novo: No Largo do Município encontra-se o edifício quinhentista dos antigos Paços do Concelho em frente a este situa-se o Pelourinho de construção Manuelino.
Chafariz da Bica: monumento barroco, com a pedra de armas de D. João V, que possui escadaria de acesso e um logradouro rodeado de bancos de pedra granítica.

Janela manuelina: pode ser vista no edifício da Associação Sócio-Cultural de Castelo Novo, na rua da Gardunha.

É á noite que a aldeia reflete mais cor. Porque é quando o granito desperta nas suas mil luzes, com aquele brilho de jóia incrustada, luxo de mariposa, seja o solar de um nobre ou o casebre de um lavrador. Nem vivalma pelas ruas, e sempre o rumor da água descendo da serra, e sempre o fulgor da pedra, que nunca nos deixará às escuras.

Castelo  Novo um lugar  construido entre rochas na encosta da Gardunha que nos convida a descobrir casas gentes fontes e paisagens de sonho

Comentários

Conceição Mendes disse…
Muito bem Sr.Antunes.Gostei muito.Como já lhe tenho dito ponha sempre estas coisa.Muito bonito e vamos conhecendo algo diferente.Mto obrigada.

Mensagens populares