quarta-feira, 23 de julho de 2014

Encantos da Serra da Estrela

A Serra da Estrela, que no tempo dos Romanos teria sido conhecida como os Montes Hermínios (Herminius Mons) ou "Montes de Hermes" (deus greco-latino dos pastores, também conhecido por Mercúrio) terá sido ainda o berço do guerreiro lusitano Viriato.
Quem já percorreu esta serra encontrou certamente  por aí  alguns rebanhos de ovelhas. Pássaros a chilreiam nas ramagens de salgueiros e carvalhos. O sol recortando as sombras e as formas, mergulhando a paisagem num quadro luminoso feito de mil reflexos. É assim a Serra da Estrela nos meses de calor, estimulante cenário para passeios enchendo os pulmões de ozono, apreciando a Natureza.
Mas a Serra é igualmente bela e cativante quando chega o frio, ainda no outono e os primeiros nevões que fazem do branco a cor predominante, criando formas fantasiosas na extremidade de um ramo ou uma cascata que fica petrificada em gelo.
Aqui deparamo nos com uma enorme mistura  de paisagens, desde os penedos graníticos, aos prados de altitude e às lagoas.tendo sempre a oportunidade de entrar em amena cavaqueira com um dos poucos pastores que ainda por aqui existem
Antigas construções, desde sanatório, agora transformado num grande e acolhedor hotel, a postos meteorológicos, sem esquecer os teleféricos, ilustram diferentes formas de aproveitar as características deste local único.
No Outono, as cores são de uma enorme beleza com estes tons verdes amarelados quase sempre a tombar para os castanhos. Durante todo o ano a serra é visitada por milhares de turistas
è sempre bela e acolhedora em qualquer estação do ano.


É mais que evidente que quase todo o mundo aprecia a comodidade de visitar a serra  confortavelmente no seu automóvem,mas para  conhecer verdadeiramente a Serra e toda a sua beleza, para apreciar os encantos ocultos de um vale ou de uma penedia é preciso dar liberdade aos pés para calcorrearem os carreiros por onde passam os rebanhos, para trepar uma pedra, para pisar a erva ou o musgo macios.

E por hoje  ficamo nos por  aqui mas aguardem os próximos capitulos

Sem comentários: