Praias fluviais perto de nós

Continuando com a promoção das nossas praias fluviais vamos até á Ponte das 3 Entradas e seguindo as margens do Rio Alva no sentido ascendente vamos poder escolher uma das praias fluviais que vamos encontrar, embora a escolha seja dificil
Hoje pretendo divulgar algumas praias fluviais do Rio Alva pertencentes aos concelhos de Seia e Oliveira do Hospital. e começo pela
Praia Fluvial de São Sebastião da Freira no concelho de Oliveira do Hospital
Espaço arborizado muito agradável, localizado na margem direita do rio Alva. Dispõe de um parque de merendas, um bar e outras estruturas de apoio.


Este rio nasce na Serra da Estrela no Vale do Rossim,  e desagua no rio Mondego em Porto da Raiva no concelho de Penacova,
A praia fluvial inaugurada a 6 de Novembro de 1993 é mais uma das praias do ria Alva no concelho de Oliveira do Hospital. Com uma grande extensão de margem de rio as margens têm uma grande área disponível e equipada com parque merendeiro.

Na margem sul da praia fluvial encontra-se um belo exemplar de uma roda de água requalificada em 2005.
Aqui, o rio Alva tem a particularidade de contornar duas elevações no terreno que formam um aspecto peculiar, chegado a dar uma volta: "A Volta do Castelo".

Praia Fluvial de Caldas de São Paulo Penalva de Alva, Oliveira do Hospital
Espaço arborizado agradável, localizado junto à margem esquerda do rio Alva, com várias infraestruturas, tais como mesas, sanitários, um parque infantil, um polidesportivo descoberto, um fontanário, uma área para churrascos e um bar.

As Caldas de S. Paulo localizam-se na freguesia de Penalva de Alva a cerca de 9 km da sede do concelho Oliveira do Hospital. Esta praia fluvial está sob a responsabilidade da colectividade local: Liga Recreativa Amigos das Caldas de São Paulo.O parque dispõe de diversos equipamentos de utilização pública, nomeadamente grelhadores e mesas, que tornam o local bastante apetecível para uns picnics e churrascadas, e ainda um bar de apoio.


Já teve os nomes de Riba de Alva, Penalva de Riba de Alva e Penalva de S.Gião

A zona desta praia fluvial, recentemente requalificada, é conhecida pelo areal, pelo facto de contar com uma grande exTensão de areia. Neste local, principalmente durante o verão, existe movimentação desde a manhã até "altas horas da noite", pois trata-se de um espaço bastante agradável e apreciado pelos locais que aí se deslocam para passar os serões e "beber um copo" no bar de uma associação local.

 Também aqui são realizados tipicos bailes de verão.

S Gião
Encontra-se no extremo Este do concelho de Oliveira do Hospital, a uma distância aproximada de 3 km da localidade de S. Gião, e 8 Km da sede de concelho. É propriedade da Fundação Albino Marques da Silva, um falecido benemérito local. Dispõe de diversos equipamentos de utilização pública, nomeadamente grelhadores e mesas, que tornam o local bastante apetecível para uns picnics e churrascadas.

A praia fluvial é também de utilização pública, tendo sido realizadas ao longo dos últimos anos diversas obras de melhoramentos, desde uma represa para aumentar a profundidade até uma prancha de saltos para mergulho. Conta também com um bar de apoio e restaurante.


Todas estas narrativas e imagens foram recolhidas de uma pesquisa que fiz através do Google e a principal fonte tem origem em tudo sobre praias fluviais

Comentários

Ana Pinto disse…
Boa tarde Sr. Luís
Adorei as suas imagens.
Cá em casa gostamos muito de dar uma escapadela quando possível pelo nosso querido Portugal (norte, centro...), e desta vez elegemos para um fim de semana prolongado, Pampilhosa da Serra.
Estamos no entanto sem saber como elaborar o nosso roteiro de viagem após Figueiró dos Vinhos. Um itinerário de forma a não passar ao lado dos locais imperdíveis do concelho de Pampilhosa da Serra. Temos algumas ideias, Pessegueiro, Janeiro, Fajão, Sta. Luzia, as praias fluviais..., mas nada esquematizado.
Será que o Sr. Luís nos poderá dar uma ajudinha... Obrigada


Luantes disse…
Dona Ana Pinto
para mim o melhor itenerário é apanhar o IC8,sair no primeiro nó de Pedrógão Grande seguir para Alvares e ir apanhar a N2 indo até á N112 que liga Pampihosa a Coimbra Segue na direção da Pampilhosa e vai encontrar um cruzamento para Fajão pela EM 547 com vistas de grande alcance. De Fajão volta um pouco atráz e apanha uma estrada que segue para Vidual barragem de Santa Luzia, passa por em Vale Grande até á Portela do Armadouro virando aqui á esquerda para Janeiro de Baixo e logo do outro lado do rio a famosa aldeia de Xisto de Janeiro de Cima e daí pode fazer a viajem de regresso pelo Orvalho, podendo visitar as cascatas de Agua d'Alta ou subir ao miradouro e parque de Merendas do Mosqueirlo, seguindo depois para Cambas e Pampilhosa daí para Alvaro e Oleiros açpanhar novamente o IC8 em direção a casa.
Neste passeio encontrarão coisas interessantes muitas praias fluviais e alguns recantos espetaculares
Boa Viagem
Ana Pinto disse…
Sr. Luís
Obrigada pela brevidade da sua resposta. Iremos estar o fim de semana inteiro por Pampilhosa da Serra, antes de regressar de volta a casa (a cerca de 200km). Com toda a certeza que as suas indicações nos vão ajudar bastante. Obrigada

Mensagens populares