Por terras de Idanha (Medelim)


E depois de Monsanto cá vamos a caminho de mais um lugar de grandes tradições Gentes hospitaleiras
Ainda me lembro de vir  aqui á Padaria carregar grande variedade de bolos caseiros onde destaco as Bicas de Azeite e os bolos doces da Páscoa.


Tinha um colega em Castelo Branco que infelizmente já faleceu que vinha diáriamente carregar uma ou duas vezes o excelente pão que aqui se confecionava e vendia por conta própria. É preciso dizer que nessa altura tudo era cozido a forno de lenha e  a maior parte artesanalmente. Por isso a  sua excelente qualidade

Medelim édesignada como a Aldeia dos Balcões. Ao todo a aldeia de Medelim tem mais de 200 balcões. O sítio da Cãmara Municipal de Idanha-a-Nova refere 216.Normalmente são escadas de lajes grandes, em granito que dão acesso à principal entrada da habitação. No passado, o espaço interior do balcão era aproveitado para guardar animais.

Até ao século XVI, viveu, nesta Freguesia, uma comunidade judaica. Viviam na actual Rua da Judiaria. Algumas das casas revelam o modo de vida dessa comunidade

Medelim uma aldeia com muita atividdade
Percursos pedestres encontros e convivios das sua gentes
IGREJA MATRZ
Situada na entrada norte, de traça primitiva oitocentista, é um templo harmonioso. O altar-mor foi totalmente modificado nos anos 60 do séc. XX, com a introdução de novo altar e de um púlpito em granito. A madeira foi substituída por cantaria destacando-se o sacrário renascentista, também em pedra.

A antiga Capela do Espírito Santo ou de S.Sebastião, situa-se ao cimo do Outeiro. O seu altar rico e policromado contrasta com a austeridade do exterior, tudo do séc. XVII.

O Monte do Calvário, fonte inspiradora para a elaboração do Brasão da Freguesia, situado a norte de Medelim, é o seu cartão de visita com vistas panorâmicas impares e de fazer inveja, é um conjunto arquitectónico de elevadíssima importância, constituído por dois conjuntos de imponentes escadarias em pedra situadas a norte e a poente, mandadas construir nos finais do séc. XIX, por Victor Pires Franco, dedicado Medelinense, também conhecido pelo "Brasileiro", assim como a torre e o cais da Igreja Matriz.
hafariz novo ou da Igreja
Para um mais vasto conhecimento da Cultura e do Pstrimónio da Aldeia entre na página da Junta de freguesia
Agendar uma visita quase obrigatória a estes lugares:
Miradouros: Monte do Senhor do Calvário.
Ribeiras: Rio Torto ou Ribeira de Aldeia - Ribeiro Mourisco.
Barragens: Barragem Marechal Carmona (distante 10 km).
Jardins: Jardim da Lameira e Chafariz Velho
Construções: São de interesse a visita ás construções em pedra e os tradicionais balcões.

Como todas as aldeias muito especialmente no concelho de Idanha  tambem Medelim se orgulha de poder oferecer aos amigos e visitantes uma suculenta gastronomia: composta especialmente de Ensopados de cabrito e borrego, Papas de Milho, Filhós, Bolos de Azeite ou Bicas, queijos, requeijão e travia.
 Promenores de Medelim
 Casa onde se situam os CTT  Correios de Portugal
Chafariz  da Igreja
Situado no largo da Igreja, também de construção em granito datada de 1937, é alimentado da Fonte das Hortas, outrora o seu tanque reservatório utilizado como bebedouro de animais da comunidade.

Para um mais vasto conhecimento da Cultura e do Pstrimónio da Aldeia entre na página da Junta de freguesia

Comentários

Maria Fradique disse…


linda aldeia tive a ocazião de passar de visitar no ano passado
6 h · Gosto
Irene Strooband disse…
Luis, U houdt van U land, dat is een genoegen.irene
Tio Luis, você se ama país, que irene é um prazer
Anónimo disse…
Boa noite! Gostaria de receber mais informações sobre a cidade. Sou neto de Victor Pires Franco. Tenho muita curiosidade em conhecer melhor a raiz dele e minha. Aguardo contato, Alberto Pires Franco, albertopfranco@hotmail.com
jose moreira disse…
Verdade ,Terra Lindissima e a crescer por sinal, com pousadas,farmacia,telefone publico,restaurante e muito mais ... Visite MEDELIM E VAI VOLTAR CONCERTEZA

Mensagens populares