Hoje vamos até Loriga


Como o título do Blogue indica, este serve para reviver lendas, costumes, usos e tradições das nossas  Vilas e aldeias, então nada melhor que continuar a reviver recordações das minhas passagens pelas aldeias e vilas de Portugal, muito especialmente na Beira Interior.
Por motivos da minha profissão fui obrigado a percorrer quase todo o País mas foi aqui nas nossas Beiras por onde calcorreei mais.
Sabe bem voltar a esses tempos nem que seja apenas em recordação
E sei que muitos dos meus amigos e leitores apreciam estas partilhas, por isso continuarei a publicar as minhas recordações através do Ecos da Aldeia.
Posto isto e como acabei a minha ultima viajem em Vide no Concelho de Seia, vou continuar na região e vou subir parte da Serra da Estrela at´á linda vila de Loriga.
Saí de  Vide serra acima  e olhando para o meu lado direito vi as localidades de Muro, Casal do Rei e Cabeça, esta ultima faz agora parte da união das freguesias de Vide e Cabeça, uma aldeia tipica carregada de grandes tradições

Pelo que consegui pesquisar a aldeia aparece logo desde o início da Nacionalidade (séculos XI e XII) no termo de Loriga (dentro de Seia), constituindo com ele um todo, possuído por D. João Viegas ( ou D. João Ranha ), depois de confiscado por D. Afonso Henriques aos anteriores donatários, por não se lhe sujeitarem.

  Administrativamente, pertenceu ao concelho de Loriga, até à extinção deste em 24/10/1855, passando a integrar o concelho de Seia.

Entretanto ia regalando a vista com a paisagem que me era oferecida pela natureza tanto á minha direia como á esquerda  e é á esquerda que podemos avistar Sazes da Beira
esta aldeia pertencente tambem ao concelho de Seia, segundo o que reza a história deve  o nome e a sua  fundação  a famílias de pastores vindas de Sandomil e das Corgas à procura de terrenos férteis e com fácil acesso à água

chegado ao entroncamento com a N 231 que liga São Romão ás Pedras Lavradas, encontro um pouco mais adiante uma rotunda de onde depois partem ligações á Lagoa comprida. á aldeia de Cabeça e  a Loriga , para onde me desloco

Loriga que traz enormes recordações não só por ter familiares oriundos desta belissima localidade serrana e dos bons bocados que por aqui passámos muitas vezes em conversas á lareira com uma mesa recheada de bons petiscos, bem como do meu trabalho quando a industria de lanificios vivia dias de grande desenvolvimento, quando visitava os meus clientes

situada na parte sudoeste da Serra da Estrela, encontra-se a 20 km de Seia, 80 km da Guarda e 320 km de Lisboa

É conhecida como a "Suíça Portuguesa" devido à sua extraordinária localização geográfica. Está situada a cerca de 770m de altitude, na sua parte urbana mais baixa, rodeada por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828m de altitude) e a Penha do Gato (1771m), e é abraçada por dois cursos de água: a Ribeira da Nave e Ribeira de S.Bento, que se unem depois da E.T.A.R. para formarem a Ribeira de Loriga, um dos afluentes do Rio Alva.
Então meus caros amigos//as deixo vos por hoje prometendo volatar em breve ao vosso convivio
(PS algumas fotos são da google por não ter minhas)

Comentários

Lourdes disse…
Amigo Luís
Em primeiro lugar, os meus pedidos de desculpas pela falha nas visitas. Durante o último ano,vi-me envolvida nos trabalhos de decoração para a festa da aldeia e tive ausente durante longos períodos. Valeu-me o agendamento do blogspot para que mantivesse o Açor o mais ativo possível. No entanto, tenho seguido o Luís no Facebook onde fazemos parte do mesmo grupo. Nesta quadra não quero deixar de lhe desejar um Natal cheio de saúde, paz, amor e fraternidade. Espero também que o Menino Jesus deixe no sapatinho alguma esperança em dias melhores.
Beijinhos,
Lourdes

Mensagens populares