Imagens que ficam para a história da nossa terra


Imagens que jamais poderemos esquecer, referentes á vida na nossa aldeia
Nuncamais poderão ser repetidas, Bogas mudou muito nos ultimos anos tanto para o bem como para o mau

Estes dois homens que podemos ver na imagem nunca mais poderão aparecer assim em publico
O Ex presidente da Camara do Fundão e o nosso saudoso Ex Presidente da Junta de Freguesia. que muito contribuiu para a inovação desta linda terra . 
Infelizmente partiu muito cedo mesmo antes de ver algumas das suas iniciativas concretizadas
O António Roque será para sempre um marco histórico para as gentes de Bogas de Baixo




Aí temos uma outra imagem que já faz parte da história
Numa terra onde infelizmente nos ultimos anos não nascem crianças, tivemos o previlégio de possuir um Jardim de Infancia que funcionou  impecavelmente com crianças de algumas aldeias vizinhas

Já nunca mais podemos ver a minha mãe que se vê nesta foto e por outro lado aquelas crianças cheias de alegria e boa disposição, aproveitavam a hora de almoço para além de se alimentarem, fazerem tambem um intervalo na sua aprendizagem no Jardim de Infancia que existiu na nossa terra, e que por motivos que  não sei, acabou, sendo agora ainda a  carrinha da Junta de Freguesia que as transporta á escola de Janeiro de Cima, sendo que teem que se levantar muito cedo nas suas aldeias como Maxial Malhada Velha, Bogas de Cima etc e onde regressam dez horas mais tarde.
Aqui eu acho que deve ter havido pouco interesse das pessoas que estão á frente das instituições de Bogas, para não terem feito todos os esforços para que  o Jardim Escola ficasse  em Bogas, onde havia todas as condições

Este parque de diversões para as crianças ficou assim ao abandono tendo sido construido para apoio ao Jardim De Infancia que entretanto Já não existe



Mais uma imagem que me traz muitas e  belas recordações
A nossa antiga escola primária chegou a ter no meu tempo de juventude mais de 60 alunos
Acabou há muitos anos dado que as pessoas mais jovens da aldeia aquelas que podiam gerar crianças, optaram por outros lugares onde os seus filhos puderam nascer, e tudo isto porque na aldeia não havia condições de vida.
Bogas de Baixo tem ainda muitos descendentes jovens em idade escolar que não vivendo cá  fizeram e  fazem os seus estudos em outras terras outras paragens


Mais uma imagem que jamais poderá ser repetida
Vemos o saudoso Antonio Roque  com o Presidente da Camara assinando o protocolo para a construção do Lar para a 3ª idade na nossa aldeia


Esta ultima imagem da me vontade de chorar, pois  estas tres irmâs que são a  minha mae  e  as minhas tias, tambem nunca mais pode ser uma realidade
 A minha mãe e  a minha tia Anuciação  já não se encontram entre nós, restando a minha tia Enilia para quem peço saude para viver mais alguns anos na noss companhia



Bogas de Baixo que eu pessoalmente acho que evoluiu muito desde o 25 de Abril, não o teria conseguido se não fossem algumas pessoas que á frente da Autarquia dedicaram muito do seu tempo para que isso pudesse ser realidade, mas muito especialmente pelos nossos conterraneos que emigraram para diversos sitios da Europa e  até  do mundo, porque com as suas economias fizeram de Bogas de Baixo uma terra mais moderna e  acolhedora

Comentários

Mensagens populares