Cavaco Silva em Alcongosta

Dentro de uma semana, o Presidente da República desloca-se a Alcongosta (Fundão). Cavaco Silva aceitou o convite que lhe foi endereçado pela câmara municipal do Fundão para visitar a festa da cereja.


Este ano, as comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses têm como palco a cidade de Castelo Branco. Tendo em conta a proximidade do evento, a câmara municipal do Fundão decidiu convidar Cavaco Silva a visitar a festa da cereja, sabendo que o Presidente da República é apreciador deste fruto.

Esta semana, assessores do PR deslocam-se a Alcongosta afim de preparem a deslocação. Não é a primeira vez que esta aldeia do concelho do Fundão recebe a visita de um Presidente da República Portuguesa. Jorge Sampaio, então PR, também visitou esta freguesia e saboreou as cerejas que ali são produzidas.


A festa da cereja decorre de 9 a 12 de Junho. A organização espera, à semelhança de anos anteriores, a visita de milhares de pessoas.

Entretanto, está definido o programa comemorativo do dia do concelho do Fundão, 9 de Junho. A sessão solene comemorativa do 264º aniversário da criação do concelho realiza-se às 10:15H, com a agraciação de individualidades, seguida de uma homenagem, no âmbito dos 50 anos do início da guerra do Ultramar, aos fundaneneses em combate (estação da CP do Fundão). Às 12:00H, outra homenagem a Francisco José Tavares, com a atribuição do nome ao pavilhão municipal gimnodesportivo. O descerramento da placa com o topónimo rua Dr. José Saraiva, o almoço convívio em Alcongosta e a inauguração da festa da cereja (16:00H) são outras das iniciativas previstas.

Integrado nas comemorações, é também inaugurada, dia 8, pelas 18:00H, na biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão, a exposição "Encontro com "Lusíadas", seguida da conferência com o tema "Ser português nos dias de hoje", proferida por António Vicente, onde vão ser declamados alguns poemas por José Fanha e por alunos do 7º ano de escolaridade.

Ainda no dia 9 de Junho, pelas 21:30H, no salão nobre dos paços do concelho, um recital de piano por Dário Cunha.

Comentários

Mensagens populares