Morreu o Xico Zé

Francisco José Tavares tinha varios amigos em Bogas de Baixo e eu era um deles
Deixou nos para sempre
Á familia enlutada deixo as minhas sinceras condolencias
Foi uma pessoa com quem privei e muito amiga
Paz á sua alma

Partilho com tods vós esta noticia retirada da net


Morreu o Chico Zé, uma das figuras mais populares do Fundão e do panorama desportivo e sindical. Francisco José Tavares tinha 83 anos e faleceu este sábado no Centro Hospitalar da Cova da Beira onde estava internado desde o último domingo. Francisco José Tavares era natural de Beja mas estava radicado no Fundão há mais de 40 anos. O funeral de Francisco José Tavares está marcado para este domingo às 17 horas na igreja matriz do Fundão.

Militante do PCP e por diversas vezes eleito da CDU na Assembleia Municipal do Fundão e na Assembleia de Freguesia do Fundão, Francisco José Tavares era conhecido pela forma “humilde” como se relacionava, até, com os seus adversários políticos.

O convívio salutar, a generosidade e determinação do “eterno lutador” são recordados por um amigo do Fundão e um companheiro de jornadas na política e no sindicalismo. Os depoimentos de Eduardo Saraiva (que integrou a comissão de homenagem a Francisco José em 2002) e Luís Garra (coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco) para ouvir …

No dia do último adeus ao Chico Zé recuperamos uma das últimas entrevistas dadas à imprensa. Em 2002 quando recebeu do Secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro, o Diploma de Mérito Desportivo, Francisco José fez um balanço da sua actividade política e sindical.

Além do reconhecimento do Governo, Francisco José Tavares recebeu em 1992 a Medalha de Prata de Mérito Municipal do Fundão.

Fundador do Clube Académico do Fundão, Chico Zé lançou a prática do hóquei em patins no Clube Desportivo das Minas da Panasqueira e foi sócio de várias colectividades e organizações. No plano sindical, Francisco José Tavares foi durante muitos anos dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.


Por: Dulce Gabriel

Comentários

Mensagens populares