POETA É O POVO (I)

Como todos os amigos e leitores deste blog já devem ter notado, vai realizar se em Bogas de Baixo a Tradicional festa em Honra de Nossa Senhora das Dores e Jesus Adolescente que se encontra no seu terreiro frente á sua capela no cabeço do outeiro.
É esta localidade uma terra de muita emigração, que normalmente aproveitam a s suas férias para assistirem a estes festejos e passar algumas semanas entre a familia e amigos na terra que os viu nascer
Por isso achei interessante publicar hoje mais uns versos que em foram enviados pela Lidia, alusivos ao regresso dos emigrantes ao seu País e á sua terra



Hoje quase todos os emigrantes chegam em carro próprio modelos recentes e outros optaram pelo avião para regressar á terra, mas ainda me lembro muito bem como eram as chegadas há anos atraz
o maior transportador era o caminho de ferro



NOSSA SENHORA DAS DORES
EU SEI QUE ME ESTAIS OUVIR
ESCUTA ME E ANOTA BEM
AQUILO QUE TE VOU PEDIR





NOSSA SENHORA DAS DORES
ESTAS COMIGO A TODO INSTANTE
TRAZEI NOS SEM PERIGO Á TERRA
TODOS OS NOSSOS EMIGRANTES








NOSSA SENHORA DAS DORES
BOGAS DE BAIXO VOS VENERA
AJUDA AQUELES QUE FORAM
TRABALHAR PARA OUTRA TERRA

Comentários

angel disse…
Meu caro amigo, como é bom tornar aqui. Sempre que venho sou "recebida" por uma festa ou com histórias interessantes de um povo que formam as raízes do meu país.
Lembrar tradições e reverenciar nossas raízes é estarmos seguros do que fomos e isto nos garante mais segurança para seguirmos adiante.
Também considero-te meu amigo, mesmo se nunca nos vimos ou veremos... mas , quem sabe... o mundo é menor do que imaginamos.
Abraço
angel
JB disse…
Os meus pais (e eu,garota, na altura) foram emigrantes em França. Não do tempo de que fala de virem de comboio. Eles e eu já fazíamos as viagens de carro. Quase três dias de viagem, mas era sempre uma aventura! E sim também me lembro da família que tínhamos cá em Portugal rezar para que as viagens corressem sem problemas.
Adorei conhecer o seu blog e não estou muito longe da Gardunha!

Voltarei.
Parabéns pela divulgação da cultura e do património do nosso Interior!

Um abraço
Luantes disse…
Minha carissima amiga Angel
é sempre com enorme prazer que te recebo nesta minha modesta casa
Quero continuar a receber os amigos, com festas, historias interessantes e muita amizade
um abraço
Luis
Luantes disse…
J.B.
obrigado por ter vindo
Somos vizinhos, Castelo Branco tem para mim um valor sentimental enorme
foi onde viveram meus pais e é lá que repousam os seus restos mortais
Tambem eles foram emigrantes e cada um de nós terá sempre muitas historias para contar sobre a maneira como emigraram os nossos pais e amigos ao longo de muitos anos
posso dizer lhe que a minha familia começou a emigrar em 1947
um abraço
volte sempre

Mensagens populares