Quadra da Páscoa no Concelho do Fundão


Evidentemente que a Quaresma e todos os actos religiosos que fazem parte desta quadra na nossa região, são e foram sempre muito mais visiveis e participadas na sede do Concelho
No Fundão desde sempre que se celebra a quaresma e a Páscoa com um programa religioso de destaque.
À semelhança do que sucedeu nos últimos anos, são aguardadas, este ano, milhares de pessoas para participarem nas diversas iniciativas que marcam o ciclo de tradições da Páscoa - a Quadragésima - no Fundão é seguramente um ex-libris da identidade cultural da cidade, baseando-se na preservação de tradições religiosas ancestrais.


No concelho quase todas as aldeias teem os seus programas religiosos mais ou menos identicos embora algumas freguesias como por exemplo o Telhado, a Fatela, o Souto da Casa e a Barroca – se destaquem através da recriação de vozes genuínas que evocam o pesar, o luto e a Paixão de Cristo.

No Fundão destacam se entre outros eventos A Procissão dos Passos que traz ´a cidade milhares de forasteiros que se aglomeram ao longo do percurso para assistir á sua passagem . Este ano teve que ser adiada devido ás condições climatéricas adversas que se fizeram sentir na região.
A sua realização ficou assim marcada para este fim de semana 7 de Março
Depois vem o Domingo de Lázaro a 21 e o Domingo de ramos a 28 de Março
Este domingo assinala o inicio da Semana Santa e é comemorado em todo o concelho com missa e procissão de ramos
A Semana Santa no Fundão destaca se a quinta feira santa com uma Missa Vespertina da Ceia do Senhor
Preparam se as Ermidas
Procissão do Senhor da Cana Verde
Sermão da Paixão

Na sexta feira santa assistimos á Procissão do Enterro do Senhor - Sermão do Descendimento (Calvário) e Sermão da Soledade na (Igreja Matriz) -
Enterro do Senhor

Comentários

Boa noite amigo!

Daqui a pouco estamos la e ainda outro dia foi natal...

Um abraco para si
Joaquim Angelo disse…
Amigo Luís,tenho assistido a vários eventos culturais no Fundão,mas confesso que a esta cerimonia religiosa com muita pena minha nunca assisti.Um abraço e bom fim de semana.

Mensagens populares