Estamos na Quaresma

Este periodo de 40 dias tem na nossa região da Beira Baixa, velhas tradições que se vão mantendo.
A cidade do Fundão é sem duvida a localidade onde essas tradições são mais visiveis.
Embora por quase toda a Beira Baixa possamos assistir a realizações de festividades quaresmais, muito especialmente em Monsanto, Proença a Velha, Alpedrinha etc etc
A Quaresma, que vai desde Quarta-Feira de Cinzas até Sexta-Feira Santa, é um período de quarenta dias de preparação para a Páscoa,
com luto, sobretudo em certos dias, com recolhimento, oração, penitência e silêncio. Eram proibidas as cantigas profanas, as músicas e as danças. Apenas se ouviam inúmeros cânticos religiosos e penitenciais próprios da Quaresma.
Permitiam-se alguns jogos, como o do cântaro, também especialmente reservado para esta ocasião”. “De entre os vários cânticos da Quaresma, um dos mais expressivos é o da Encomendação das Almas.
Esta forma de penitência e sufrágio das almas, que poderá assentar em práticas residuais de cultos pagãos, vem desde a Alta Idade Média, e é genuinamente portuguesa, pois nem na vizinha Espanha se depara com esta tradição”. “Nesse primeiro dia da Quaresma, em que a Igreja lembra aos homens que são pó e em pó se hão-de tornar, os rapazes e raparigas, cá fora, brincavam, e brincam ainda, uns com os outros, pondo e recebendo a cinza com a qual se sujam na cabeça e testa. A partir de Quarta-Feira de Cinzas, até à Páscoa, verificava-se um período de grande recolhimento: não se dançava, não se tocava instrumento algum, não se cantavam cantigas profanas; apenas se ouviam os ‘Martírios do Senhor” e outros cânticos da Paixão”.

Hoje em dia embora se mantenha algum recolhimento em oração e silencio, a juventude já não pratica na sua maior parte estes rituais sagrados
Dançam, cantam e divertem se mesmo durante este período quaresmal.
No Fundão vamos poder assistir entre outras realizações , ao Misérére, Procissão das Ermidas, Senhor da Cana Verde, Procissão dos Passos (onde acorrem milhares de pessoas de toda a região para assistir), ao Enterro do Senhor.
(Fotos retiradas da net via google)

Comentários

Anónimo disse…
E bom lembrar o passado
Pensado em ir em frente
Ir pençando no futuro
Mas vivendo o presente.

O amigo Luis é artista
Que gosta da sua terra
Em materia de fotografia
E um reporter de guerra

Voz do Goulinho
ALA Poemas
António Assunção
luantes disse…
Obrigado amigo António por estas quadras que me envia
Espero poder ver novidades do seu Goulinho


um abraço do amigo Luis
f_mg disse…
Um grande abraço para si e obrigado pela sua visita ao meu modesto "cantinho"
PTT® disse…
Obrigado pela visita.

Desejo em nome de todos uma excelente
Pascoa.
Abraço
PTT
O ano passado fiz um post muito bonito sobre a Paixao de cristo, que pretendo publicar de novo este ano.
Nao sou praticante e discordo de muito que a igreja nos diz, mas tenho alguma fe e respeito pela dos outros.
A sexta-feira santa e o unico dia em que entro voluntariamente na igreja. Ha muitos anos que sigo esse ritual, da parte da tarde, quando o templo esta praticamente vazio. Fico ali, em retiro e sinto-me bem.

Abracos

Mensagens populares