Mais um Nevão nas encostas da Gardunha


Os meteorologistas preveniram e as previsões confirmaram-se e este fim de semana foi de neve em quase toda a serra da gardunha, marcando presença não só na Serra da Estrela, como também na Gardunha, nevou até no Orvalho tendo o parque d e merendas do Penedo ficado completamente branco


As estradas do maciço central da Serra da Estrela ficaram cortadas.

Durante este fim de semana, a neve continuava a cair um pouco por todo o lado, como por exemplo no centro do Fundão, onde não nevava tão intensamente há cerca de 15 anos.
O frio abateu se por todo o País e até no Algarve onde o clima é normalmente ameno, vi gente a tiritar de frio. Os termómetros chegaram quase aos 0 graus


No Fundão, está fechada a estrada que sobe a Serra da Gardunha, entre o Fundão e Alpedrinha, bem como a estrada que liga o Fundão ao Alcaide. Estão ainda cortadas as ligações Telhado - Barco, Enxabarda - Boxinos e Silvares - Cabeço do Pião.

No concelho de Castelo Branco, a neve obrigou ao corte das estradas entre São Vicente e Casal da Serra e entre Lameirinha e Valbom.


Há ainda cortes no concelho de Oleiros (Oleiros - Isna, Souto - Corgas e Estreito - Foz do Giraldo) e está encerrada a estrada de acesso à aldeia histórica de Monsanto a partir de Relva.

Segundo a mesma fonte do CDOS, a neve tem causado «pequenos acidentes, com toques entre viaturas» a provocar apenas danos materiais.

Neva no distrito de Castelo Branco desde as 07h30, com mais intensidade da norte da Serra da Gardunha e na Serra da Estrela, onde todas as estradas estão encerradas desde as 9h30.

Comentários

zero disse…
Desde os meus tempos de criança,e já vão muitos anos, eu não via tanta neve nas ruas da minha aldeia,nem as árvores tão carregadinhas de neve.Agora está uma paisagem de sonho,mas a neve que continua a caír começa a ser causa de preocupação.Além do isolamento a que estamos sugeitos,tememos que a acomulação de neve em cima das árvores,principalmente as oliveiras,seja causa de destruição do nosso olival e mesmo dos pinheiros mais jovens
Só nos resta esperar que os nossos receios não passem disso mesmo,só receios.
Um abraço,amigo Luis
Luantes disse…
me4u caro amigo Zero
Se por acaso tiver algumas imagens captadas pela sua camera e eu sei que o meu amigo tambem gosta de fotografar, agradecia que me enviasse allgumas para mostrar aos meus visitantes e leitores

Um abraço amigo Zero
Lourdes disse…
Luís
Lindas as suas fotografias! A neve dá sempre imagens de sonho, no entanto quando se prolonga por muito tempo acaba por se tornar indesejável.
Bjos
Joaquim Angelo disse…
Na minha geração já ouvia dizer aos nossos pais!Ano de nevão ano de pão!
Esta neve que continua caindo por todo o norte de Portugal atingindo mesmo algumas partes mais a sul,é um excelente maravilha...
angel disse…
AS fotos são belíssimas, mas a preocupação também é verdadeira. O clima mudou sim, em Portugal e outros países do hemisfério norte muito mais neve e no Brasil chuvas torrenciais, tempestades, deslisamentos de morros e muitas mortes.
Alguns afirmam que a causa é o efeito estufa e o aquecimento global, outros dizem que caminhamos para outra era glacial. Afinal, quem estará certo? Teremos aquecimento ou esfriamento?
Certo mesmo é que a natureza vem dando sua resposta e cabe a nós pensarmos uma solução.
Abração saudoso
Angel
Anónimo disse…
ola amigo luis bogas teve branca no dia 6 de janeiro ainda me lembro de un nevao a uns 20 anos que eu era miudo e gostei muinto e com isto vou darnhe un feliz ano novo atrasado un abraso
nildevajao disse…
momentos deleciosos ver a minha terra cheia neve vidio lindo obrigado Luis

Mensagens populares