Beirões da Gardunha


Parafraseando um amigo Beirão mas a residir em Vancouver Canadá, Belarmino Duarte Batista ser Beirão, é ter nascido no coração da Cova da Beira, esse vale fértil e deslumbrante, situado entre as Serras da Estrela e da Gardunha, com o Rio Zêzere a espraiar-se pelo meio, rio esse que é tambem genuínamente beirão, pois nasce de entre o granito do Cantaro Magro na Serra da Estrela e vai desaguar no Tejo, nas proximidades de Constancia . (sic)
Mas mesmo estando de acordo com o seu conceito de Beirão, para mim ser Beirão, aquele beirão de gema esse beirão é aquele que nasceu e se fez homem nas abas da Serra da Gardunha, coração da Beira Baixa.
Perdoem me todos os outros beirões, até porque beirões são os da Beira Alta, os da Beira Baixa e os da Beira Litoral. Mas é aqui nas encostas da Gardunha que se vive e se sente o verdadeiro espírito Beirão
Sentir o aroma do pinho bravo, da flor da cerejeira , deste manto verde de arvoredo que cobre a nossa serra, pssear por todos estes povoados construidos na sua maior parte com casas de Xisto etc etc, quem nasceu aqui sente concerteza no peito uma grande alegria por ter nascido Beirão

Mas apresento aqui um texto de um programa de televisão que dá gosto ler
A ALMA E A GENTE
A RAMA DO CASTANHEIRO
TEXTO
Senhores telespectadores, vimos hoje visitar uma das regiões de maior beleza que existem em Portugal, o concelho do Fundão.
Esta palavra “Fundão”, “Fundão” é assim uma palavra
que não soa bem, “Fundão”, “Fundão” não ajuda muito a terra, porque, a terra é bonita, é
progressiva, é forte, mas fundão quer dizer que está lá no fundo e está.
Leia mais aqui

Comentários

Joaquim Angelo disse…
Amigo Luís. Tenho este testo referente ao Fundão todo completo da autoria do historiador Irmano Saraiva, penso mais tarde vir publica-lo,é bastante longo, e fala quase em todas as aldeias do concelho do fundão.
Luantes disse…
amigo Joaquim Angelo
por acaso leu a pagina que eu indico no fundo da postagem?

Clic em leia mais
Acho que o texto é esse
se tem mais desconheço
abraço
Joaquim Angelo disse…
Referente ao texto que diz é precisamente o mesmo...Parabéns e ate a próxima.

Mensagens populares