quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Moinho do Ribeiro do Açor

Photobucket
Este moinho que eu conheci ainda criança, dado que está situado numa zona que o meu pai possuia esteve muitos anos inactivo e quase desmantelado:
Este pontão que vemos na foto não existia, passávamos sobre um pequeno pontão de madeira.
A estrada sempre passou ao lado em direção ao Maxial, mas neste momento a estrada que era estreita e de terra batida é agora uma optima via d e comunicação entre as aldeias anexas
Como podemos ver o moinho está em obras
Photobucket
Nesta outra imagem vemos já o moinho completamente recuperado com acesso seguro
Pelo que sei o moinho continua a moer cereais especialmente o milho que se produz na nossa aldeia e que por sinal é de optima qualidade.
Mas agora pergunto, como vai ser no verão quando não houver gota de agua para o fazer mover?
Sim porque o ribeiro do açor nunca foi fértil em agua no inverno e muito menos no verão
Não seria razoável que se instalasse um motor eletrico para o fazer mover em tempo de seca?
Sim porque com farinha moida no nosso moinho e os fornos existentes em Bogas a cozer o pão, tenho a certeza de que aumentaria bastante a qualidade de vida da nossa gente

4 comentários:

Anónimo disse...

Luis,
Eu estou totalmente de acordo consigo! E se alguem tiver outra ideia! é so dizer!
Elsa

Anónimo disse...

Luis obrigado pelo comentário deixado no ALA poemas quando vier a Lisboa venha com um pouquinho de tempo para almoçarmos juntos é meu convidado ligue-me um dia antes 965 016 739.

um abraço

ALA poemas

VOZ DO GOULINHO

Carantonha disse...

Tive o prazer de conhecer Bogas de Baixo, Maxial da Ladeira e Ladeira, no ano passado. Fiquei surpreendido pela quantidade existente desses pequenos moinhos. Só na Ladeira contei 4 moinhos, mais uns quantos no caminho do Maxial para a Ladeira e mais alguns em Bogas. Extraordinário.

Só tenho pena de não poderem ser todos recuperados.

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,