Planeta Terra

Hoje, dia 28 de, Março, podes votar a favor do Planeta, basta desligares as luzes por uma hora, a partir das 20.30
Photobucket

Para quê a hora do Planeta?
• Diante do agravamento do aquecimento global, a Rede WWF decidiu lançar uma campanha planetária que agregasse populações de todos os países para chamar a atenção das autoridades mundiais para a gravidade da situação. Assim, daremos uma hora do nosso tempo ao planeta, apagando as luzes neste intervalo.

• O aquecimento global – com as consequentes mudanças climáticas – é, sem dúvida, um dos principais problemas globais a serem enfrentados pela humanidade neste século.

O aumento da temperatura média do planeta é causado pelo acúmulo excessivo de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis e da remoção das florestas que formam um ‘cobertor’ cada vez mais espesso ao redor da Terra.

A luz do sol entra na atmosfera, mas este ‘cobertor’ não permite que ela se dissipe no universo, retendo a energia em forma de calor, mecanismo semelhante a uma estufa para plantas, daí o nome “gases de efeito estufa”.



A Hora do Planeta é o primeiro passo desta demonstração globalizada rumo ao que chamamos “Hora da Verdade”, que será uam realidade em Dezembro na Dinamarca. O mundo espera de nossos líderes a coragem para enfrentar e reverter este problema.

Porquê tambem em Portugal?
Somos um país já bastante industrializado a enviar para a atmosfera imensos residuos
isto a par dos grandes incendios e falta de floresta faz nos tambem contribuir em grande escala para o aquecimento global do universo

Devemos ser exemplo para um desenvolvimento justo e sustentável.


Além disso, com a transformação do clima, as florestas são um importante regulador. Estabilizam os ciclos de água (hídricos) através da sua transpiração, resfriando e mantendo a circulação de água e nutrientes pelo planeta. São esses ciclos que garantem a água e os alimentos que nescessiamos beber e comer diariamente . Outro aspecto importante é a influência na alteração da pressão atmosférica e padrões de chuva (precipitação).

Porque é que a nossa participação é importante?
• Porque Portugal precisa demonstrar que a sua população está atenta ao problema do aquecimento global e disposta a tomar as atitudes necessárias para reduzir estas ameaças.
Afinal nem deve ser assim tão dificil
nos meus tempos de juventude e ainda alguns anos depois em Bogas de Baixo a unica luz que havia de noite além do luar, eram os candeeiros a petróleo

as lamparinas a azeite

e as velas


que ainda hoje usamos quando nos falta a eletricidade em muitos locais
Photobucket

Comentários

Anónimo disse…
olà luis!
Acenderamos velas durante as 20h30 e as 21h30!!!
Mas ainda ha muita gente para educar!!!
xau Elsa
zero disse…
Pois è... acender as velas e desligar a eléctricidade durante uma hora é pouco,mas pode ser o começo de uma sensibilização alargada que um dia,quer queiramos quer não,à força ou ao geito, tem de ser implementada,para podermos continuar,nós e nossos filhos a habitar neste planeta que nos calhou em sorte viver.

Mensagens populares