O MADEIRO A ARDER

Na noite de Natal e tradição especialmente na Beira Baixa a rapaziada mais jovem deslocarem se com qualquer meio de transporte disponivel (lembro me que antigamente levavamos um carro de bois)aos campos e á serra procurar grandes madeiros e cepas para fazer a fogueira de natal que em Bogas era sempre no adro da igreja á semelhança do ano passado
ainda nã tenho imagens da fogueira da nossa terra mas espero que alguem me forneça algumas fotos para que todos as possamos ver aqui expostas
entretanto em aldeias nossas vizinhas como por exemplo em S Jorge da Beira, foi assim:


Sobre Bogas estive a recordar algumas passagens de natal com o Zé Mota e com a Elsa
O Zé perguntava se eu tinha passado o natal em Bogas e eu respondi: prefiro ir fora dos dias de festas
logo la vou qualquer dia
aqui no Algarve faz sol mas fica com nuvens de vez enquando
mas o natal é muito diferente do nosso la na aldeia
e diz o Zé:
isso acredito eu
quando iamos buscar as cepas com o carro dos bois faziamos la uma fogueira que durava até aos reis, até os vidros da igreja rebentavam
Luis
tenho me lembrado bastante dessas noitadas
José
e aquelas chouriças e frangos la assados toda a noite
Luis
Estou a recordar e a escrever qualquer coisa sobre isso aqui no blogue
José
eu ja vi
Luis
ja tenho muitas fotos de fogueiras de outras aldeias nossas vizinhas mas de Bogas nada!!!!!!


Olá Elsa tens estado a ler estas coisas sobre o natal?
Elsa diz:
Simm, em Bogas, e em outras aldeias, ainda se convive com as pessoas, canta-se cantigas do Natal, prova-se o vinho nas adegas, come-se uma filhó..
por aqui é uma tristeza
Luis
passaste muitos natais em Bogas?
Elsa:
Sim alguns
Luis Eu nem tantos, mas lembro me de ter ajudado muitas vezes a ir aos madeiros com um carro de bois para fazermos a fogueira
Elsa!!! diz:
isso, jà là vai longe! eu jà là fui mais o meu marido e rapaziada de Bogas mas com um tractor!

Comentários

Anónimo disse…
Feliz Natal e bom ano de 2009
Simao
Anónimo disse…
Amigo Luis ando com uma ideia nesta cabeça já com 59 anos que espero um dia poder concretizar se tiver apoios para tal que é o seguinte fazer um encontro de gente ligada aos blogs da nossa região e não só penço que nada ainda se fez neste ramo penço que era engraçado conhecer toda esta gente ou parte dela Luis dê lá a sua opinião é a primeira pessoa que falo nesta maluqueira que ácha ? sei que há muita gente jovem nestas andanças como penço que o amigo deve de ter uma idade proxima da minha dai ser a primeira pessoa a quem estou a contar este segredo nem a minha filha o sabe.
Antonio Assunção
voz do Goulinho.
Antonio
Anónimo disse…
Meu caro amigo Assunção, a ideia até que não é má d e todo embora eu ja saiba que estas coisas são sempre dificeis de concretizar na sua plenitude~.
Mas não custa tentar
Conte com o meu apoio que ja me pesam mais dois anos que ao meu amigo
em frente com a ideia
Um abraço do amigo
Luis
Anónimo disse…
Caro Luantes, sempre atento e interessado ao que se passa na zona e também na minha Alcongosta, receba os votos de um próspero 2009.
Que seja um ano cheio de realizações para este nosso território.
Que as assimetrias se atenuem, que a diminuição de população deixe de ser galopante, que os políticos passem a pensar mais nas reais necessidades das pessoas, em vez de bonitos e estéreis programas eleitorais apenas para ganhar eleições.
Para o Luantes, continuação do bom trabalho na divulgação deste nosso património colectivo.
Saudações da Terra da Cereja,
Gardunha

Mensagens populares