MENSAGEM DE ABRIL



Há os que se dizem donos de um território, fecham-no, chamam-lhe pátria.
Proclamam que estão prontos para expulsar todos os que a não amam.
Mas o que é gostar da pátria?
E neste 25 de ABRIL, da comemoração da Revolução dos Cravos feriado nacional em Portugal e no meu coração,que se comemorou ontem com festas e salvas de foguetes por todos os lados,ouvi os discursos na sessão solene e não gostei nada do discurso do Sr Presidente da Republica.
Pergunto-me o que será isso de "amar a pátria?"
Será que é amá-la a qualquer preço...
Lembrei-me das primeiras frases do livro de Albert Camus "Lettres à un ami allemand" escritas durante a 2º guerra mundial:

..."je voudrais pouvoir aimer mon pays tout en aimant la justice. Je ne veux pas pour lui de n'importe quelle grandeur...
...Vous m'avez dit: Allons, vous n'aimez pas votre pays...
..Non, je ne l'aimais pas, si c'est ne pas aimer que de dénoncer ce qui n'est pas juste dans ce que nous aimons, si c'est ne pas aimer que d'exiger que l'être aimé s'égale à la plus belle image que nous avons de lui... on n'est pas justifié par n'importe quel amour.

de qualquer maneira amo muito a minha terra gosto de viver no meu país apesar de todas as controvérsias, apesar de a lguma politica desastrosa, vive se bem em Portugal
VIVA O 25 DE ABRIL SEMPRE

Comentários

Mensagens populares