Festival da Tibórnia no Fundão



Com concurso gastronómico e passeio pelos aromas
A empresa municipal Fundão Turismo e a Confraria do Azeite da Cova da Beira organizam de 30 Novembro a 9 de Dezembro, a 4ª Edição do Festival da Tibórnia, no Concelho do Fundão.

Com a adesão de 11 restaurantes, esta prática centenária será reeditada, através das melhores receitas, dando notoriedade ao ingrediente base, o Azeite.

A edição deste ano traz diversas inovações, como a introdução de produtos biológicos na confecção dos pratos, bem como a apresentação de uma ficha técnica dos cardápios apresentados, querendo a edição deste ano transmitir a imagem de festival “amigo do ambiente”, pugnando também por uma “cozinha saudável”.
Paralelamente haverá um concurso gastronómico, onde os 11 restaurantes aderentes, serão avaliados por um júri composto por 5 elementos, onde pontificam gastrónomos e representantes na área de formação em hotelaria, restauração e turismo.

Ao vencedor será atribuída a distinção de “Restaurante Recomendado com Serviço de Gastronomia Regional”.

Neste concurso gastronómico haverá um prato comum a todos os restaurantes, que terá de ter na sua composição 5 ingredientes de carácter obrigatório, – o azeite, bacalhau, pão, couve e batata.

Da cidade do Fundão participam 8 restaurantes: As Tílias, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, Mario’s, O Eclipse, O Panças, O Parque e A Cereja (Hotel Príncipe da Beira); da Soalheira o Rural Gardunha, de Alcaria, O Mário e de Janeiro de Cima, Fiado.

Mais informações em www.fundaoturismo.pt, onde poderão ser escolhidas as ementas dos 11 restaurantes aderentes.

A organização do festival está a cargo da empresa municipal, Fundão Turismo, Confraria do Azeite da Cova da Beira em parceria com, Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco, Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, Pão São – Museu do Pão e Cooperativa Agrícola de Olivicultores do Fundão.

Passeio pelos Aromas

Servindo de complemento ao Festival da Tibórnia a Fundão Turismo criou ainda um passeio para todos aqueles que queiram saber/aprender algo mais sobre o sumptuoso líquido, o azeite, sendo criado o “Passeio pelos Aromas”.

Percurso realizado por cenários de rara beleza natural, descritos na singular Serra da Gardunha, onde se descobrem os encantos das ervas aromáticas que mais tarde se unirão ao azeite, num momento único onde é permitido experimentar e confeccionar a tradicional tibórnia.

Pela tarde vislumbram-se cenários de tradição... na descoberta do mundo dourado do azeite, observar o processo de moagem de azeitona e ver como tudo acontece.
clicar na imagem para aumentar

Datas possíveis

1 e 8 de Dezembro

Itinerário

9.00h – Passeio pelo mundo das ervas aromáticas na Serra da Gardunha

12.00h – Encontro de Sabores (Confecção de Tibórnia)

13.00h – Almoço livre

(restaurantes aderentes)

15.00h – Visita ao Lagar da Cooperativa Agrícola de Olivicultores do Fundão.

Duração: 1 dia

Preço pax: 15€

Transporte e almoço não incluídos

O Passeio está sujeito a marcação.
Marcações e informações: 275 77 90 40 ou geral@fundaoturismo.pt e www.fundaoturismo.pt

A organização do passeio é da responsabilidade da empresa municipal, Fundão Turismo, em parceria com Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, Cooperativa Agrícola de Olivicultores do Fundão e Centro de Informação Ambiental.
26-11-2007 Ka

Comentários

Mensagens populares